Stephanes defende organização de produtores rurais em busca de aprovação de Código Florestal

05/04/2011 - 13h07

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ex-ministro da Agricultura no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) afirmou hoje (5), durante passeata de agricultores em Brasília, que os produtores rurais do país precisam estar cada vez mais organizados para reivindicar melhorias no setor. “O governo, o Congresso Nacional só agem na pressão”, afirmou.

Stefanes ressaltou a importância da aprovação da reforma do Código Florestal Brasileiro como forma de legalizar a questão fundiária dos agricultores, mas observou que há vários outros entraves à produção agropecuária do país.

Temos problemas de transporte de mercadoria, de estradas, armazenagem, seguro, com a política do preço mínimo. O setor só vai conseguir participar dessas decisões se mobilizando e se organizando”, pontuou Stefanes.

Ele elogiou a participação de mais de 24 mil agricultores na mobilização, em frente ao Congresso Nacional. Os manifestantes, de todo o país, defendem a rápida aprovação da proposta de mudança do Código Florestal.“Nos últimos 20 anos não víamos uma mobilização como esta. A agricultura precisa mostrar que é importante e que também tem problemas e precisa ser ouvida.”

No dia 11 de junho, termina o prazo estabelecido para que os proprietários rurais averbem suas reservas legais, por isso a necessidade de agilizar as discussões.

O novo Código Florestal será discutido em audiência pública, marcada para as 14h, na Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Foram convidados, entre outros, o relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Edição: Talita Cavalcante