Polícia prende quadrilha que falsificava documentos para a obtenção de vistos para os Estados Unidos e o Canadá

29/03/2011 - 11h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Policiais prenderam hoje (29) em Criciúma (SC) uma quadrilha responsável por fornecer documentos falsos para pessoas interessadas na obtenção de vistos para os Estados Unidos. Segundo as investigações, mais de 70 pessoas usaram os serviços da quadrilha. Algumas destas pessoas, segundo a embaixada norte-americana no Brasil, vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Pelas investigações, o grupo formado por quatro homens – sob o comando do empresário José de Oliveira, conhecido como Zé – atuava desde 2005. A quadrilha fornecia documentos falsos para obtenção de vistos para os Estados Unidos e para o Canadá, assim como passaportes brasileiros e italianos falsos.

Os preços cobrados por documentos falsos variavam de R$ 5 mil a R$ 10 mil. Três dos quatro integrantes da quadrilha já tinham sido presos e condenados pelo mesmo crime em 2005.

As informações são do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. As investigações começaram com a apresentação de documentos falsos durante entrevista na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e nos consulados.

A prisão da quadrilha foi coordenada por uma ação conjunta do Departamento de Combate à Fraude do Consulado dos Estados Unidos, da Polícia Civil de Criciúma e de São Paulo e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina. Segundo as investigações, 36 prisões por fraudes na documentação foram efetuadas no ano passado.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil pede que aqueles que tiverem informações que contribuam com as investigações sobre fraudes de documentos entrem em contato com o Departamento de Combate à Fraude do Consulado norte-americano - o telefone para contato é (11) 5186-7440 e o email: pf-spdenuncia@state.gov. Também é possível entrar em contato com o Gaeco de Criciúma pelo telefone (48) 3902-1151 ou pelo email subriecri@mp.sc.gov.br.

 

Edição: Lílian Beraldo