Ministério aguarda relatório de prejuízos causados pelas chuvas no Paraná para liberar recursos

16/03/2011 - 21h12

Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – Os recursos para ajudar os municípios mais atingidos pelos temporais no Paraná só serão liberados depois que o governo do estado detalhar os prejuízos causados pelas chuvas, disse hoje (16) o ministro Fernando Bezerra depois de sobrevoar as regiões mais castigadas. O governador Beto Richa se comprometeu a enviar até sexta-feira (18) um levantamento das prioridades e do total de recursos que serão necessários nesta primeira fase de recuperação dos municípios.

“A presidente Dilma nos orientou a somar esforços com o estado e prefeituras principalmente na área de infraestrutura e habitação. Constatamos hoje a gravidade da situação e acredito que até o final da próxima semana estes recursos já estejam liberados”, disse o ministro.

Bezerra adiantou que há a possibilidade de um crédito especial do programa Minha Casa, Minha Vida , semelhante ao que foi liberado para os moradores da região serrana do Rio de Janeiro. Ele acenou também com a liberação de benefícios continuados da Previdência Social e do Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que perderam suas casas. “Não sabemos ainda quantas casas poderão ser construídas dentro do Minha Casa, Minha Vida, vamos aguardar que o estado, que vai centralizar os trabalhos, avalie essa quantia”, afirmou.

O governador Beto Rixa disse que será necessário construir com urgência cerca de 400 casas para moradores de locais onde houve desabamentos . “Esse número não é definitivo porque técnicos da Universidade Federal do Paraná e geólogos da Mineropar ainda analisam áreas de risco de novos desmoronamentos e, se confirmado, a população terá que sair do local”.

De açodo com um levantamento preliminar feito pela Defesa Civil, divulgado na noite de hoje, os prejuízos no estado com pontes danificadas ou destruídas, estradas, residências e com a agricultura somam até agora R$ 87, 9 milhões . Os números mostram ainda que os temporais atingiram 30,9 mil pessoas - 14,3 mil estão desalojadas, 2,4 mil desabrigadas e 581 ainda estão em abrigos.

Os temporais causaram ainda quatro mortes e 221 feridos. Três mil casas ficaram danificadas, 540 destruídas. Os municípios de Guratuba, Honório Serpa e Paranaguá decretaram situação de emergência. Em Antonia e Morretes, onde a situação é mais critica o governo decretou estado de calamidade pública.

 

Edição: Aécio Amado