Coletânea sobre o Fome Zero é lançada no Itamaraty

15/03/2011 - 23h31

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançou na noite de hoje (15), no Palácio Itamaraty, a coletânea Fome Zero: Uma História Brasileira. Os três volumes da obra abordam a estratégia do programa, com relatos e análises ao longo dos oito anos de sua existência.

Segundo a responsável pela organização da coleção, Adriana Aranha, o livro foi escrito por mais de 80 autores respeitando o caráter participativo de dar voz à diversidade. No volume 3, está a prestação de contas do programa.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que meta do governo é a de erradicar a miséria no país até 2014. "Queremos juntar o mapa da miséria com o mapa da oportunidade".

José Graziano, ex-titular da pasta, esteve no lançamento compondo a mesa e lembrou que o programa foi lançado de forma espontânea pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma entrevista ao Jornal Nacional, quando ainda era candidato à Presidência da República em 2002.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Élber Mútua, disse que antes do Fome Zero era difícil exemplificar o combate a fome para os chefes de Estado, mas depois de conhecer o programa, ficou fácil mostrar a receita para os dirigentes.
 

 

Edição: Rivadavia Severo