Procuradoria-Geral da República vai apurar denúncia envolvendo genro de ministro do STF

01/10/2010 - 23h53

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, determinou hoje (1º) a abertura de procedimento administrativo para apurar denúncias envolvendo Joaquim Roriz, ex-candidato ao governo do Distrito Federal (DF), e Adriano Borges, advogado e genro do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Borges teria cobrado R$ 4,5 milhões para entrar no processo relativo ao registro da candidatura de Roriz, o que poderia levar Ayers Britto a se declarar impedido de participar do julgamento. A negociação foi registrada com uma câmera escondida no escritório do então candidato.

No início desta manhã, o presidente do STF, Cezar Peluso, enviou à Procuradoria-Geral da República pedido de apuração do caso, feito a partir de solicitação encaminhada pelo próprio Ayres Britto.

Ao determinar a abertura do procedimento administrativo, Gurgel também ordenou que Roriz encaminhe ao órgão o original do vídeo que registrou as negociações em seu escritório. O prazo para envio é segunda-feira (4), até meio-dia. O vídeo passará por perícia e degravação na Polícia Federal.

Edição: João Carlos Rodrigues