Ministério Público apura se há mais brasileiros entre as vítimas de chacina no México

30/08/2010 - 22h26

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares (MG) está apurando se mais brasileiros estão entre as 41 vítimas ainda não identificadas da chacina ocorrida no México no último dia 25. Até agora, as autoridades identificaram dois brasileiros entre os mortos: Hermínio Cardoso dos Santos, 24 anos, e Juliard Aires Fernandes, 19.

 

Ambos são de municípios localizados próximos a Governador Valadares. A região é conhecida por concentrar grande número de emigrantes ilegais, especialmente com destino aos Estados Unidos. “Como não foi feito ainda o reconhecimento de todos os corpos, pode haver outros brasileiros entre as vítimas do massacre e é importante, caso se confirme essa eventualidade, que os procedimentos de identificação sejam agilizados e as respectivas famílias não fiquem desamparadas”, afirma o procurador da República que cuida do caso, Edílson Vitorelli.

 

Além de pedir informações ao governo brasileiro sobre o repatriamento dos corpos, o procurador também entrará em contato com familiares de Hermínio e Juliard para apurar se outros emigrantes viajaram com eles.

 

O MPF também quer identificar quem são os “cônsules” - pessoas que recrutam emigrantes pelo país. “Embora a emigração para o estrangeiro não seja, em si mesma, um crime, o recrutamento de pessoas para esse fim pode ser enquadrado no Artig 206 do Código Penal, cuja pena é até 3 anos de prisão”, afirmou o procurador.

 

Edição: João Carlos Rodrigues