Islamismo tem cerca de 1,5 milhão de adeptos no Brasil

21/04/2010 - 12h34

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O islamismo ou a religião muçulmana é monoteísta e se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé. Os pilares da religião são a simplicidade e a crença em um único Deus – Alá. De acordo com os números mais recentes, há cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos em todos os continentes. Há comunidades não só no Oriente Médio, como na África, Ásia, Europa e nas Américas do Sul e Norte.

Só no Brasil, a estimativa é de que há aproximadamente 1,5 milhão de muçulmanos. A maioria vive no Paraná, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Muitos são descendentes de libaneses, sírios e palestinos. São mais de 100 mesquitas existentes no país, sendo que cinco delas estão em São Paulo, inclusive a mais antiga, construída em 1929.

Os muçulmanos se dividem em várias escolas, que interpretam o Alcorão – o livro sagrado – de formas diferentes. As principais linhas são as dos xiitas e sunitas – que representam a maioria dos muçulmanos e que também têm subdivisões.

A religião, porém, tem alguns pilares considerados essenciais, como a necessidade de fazer cinco orações por dia, com a cabeça voltada para a Meca (a cidade sagrada localizada na Arábia Saudita), e submeter-se a um jejum anual. Também é necessário, pelo menos uma vez na vida, fazer uma peregrinação a Meca. Há ainda a obrigatoriedade de doação de esmolas.

Edição: Graça Adjuto