Computador e internet ainda são subutilizados nas escolas, aponta pesquisa

27/12/2009 - 11h09

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Pesquisarealizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra queo tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparopara lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% temcomputador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas empoucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente namelhoria da aprendizagem. “A formação inicial não prepara osprofessores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dosrecursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço daaprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman,diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa. Entreos professores entrevistados, 74% diz que foi pouco ou nada preparadopara utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a suaformação. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso deatualização em tecnologias no último ano. Nas escolas, oscomputadores se concentram em áreas administrativas ou no laboratóriode informática. Em apenas 4% delas há máquinas nas salas de aula. Mesmoque a pesquisa indique que mais de 90% das escolas estão equipadas comcomputadores, Ângela aponta que não é possível dizer que o problema dainfraestrutura foi superado. “Seria simplista dizer que oproblema não está na infraestrutura. A média de alunos das escolas nascapitais brasileiras é de 1 mil. E a minoria delas têm mais do que 30computadores, então ainda temos a necessidade de ampliar ainfraestrutura”, aponta. Apenas 15% das escolas têm mais de 30máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de uma dez. Aespecialista destaca que é importante que os professores dominem não sóo uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão deconteúdos de forma a motivar o aprendizado. “Os jovens estão muitoavançados no uso da internet, eles se comunicam em redessociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisaacompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagemdos conteúdos”, defende.