Manifestantes invadem Câmara Legislativa do DF para protestar contra governador

02/12/2009 - 14h35

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cercade 100 pessoas invadiram hoje (2) o plenário da Câmara Legislativado Distrito Federal para protestar contra o governador José RobertoArruda (DEM) e deputados distritais de sua base aliada acusados deenvolvimento no suposto esquema de pagamento regular de propina em troca deapoio político. Neste momento, eles ainda estão no local, que teveuma porta de vidro quebrada durante a manifestação.

Usandocamisetas com a inscrição Fora Arruda – Movimento contra aCorrupção, os manifestantes são ligados ao movimento estudantil, àCentral Única dos Trabalhadores (CUT), a sindicatos e a organizaçõessociais. Eles subiram nas mesas e ocupam as cadeirasdestinadas aos deputados distritais - alguns parlamentares da Casa foram gravados recebendo  maços de dinheiro no gabinete do ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa, autor das denúncias contra Arruda.

Neste momento, o grupo está pichando as mesas e uma divisória de vidro que separa o plenário da galeria. Há pouco, uma pessoa - seria um servidor do Legislativo - saiu em umamaca do local. Segundo informações, o homem teria se machucado durante a invasão ao plenário, onde os manifestantes colocaram um caixão.

Osfuncionários do legislativo do DF estão nos corredores do prédio,acompanhando a manifestação, que começou por volta das 14h30. Outrogrupo de manifestantes protesto na parte externa da CâmaraDistrital. A Polícia Militar acompanha a manifestação.