Procon-SP multou 43 empresas de julho a novembro no total de R$ 35 milhões

01/12/2009 - 8h30

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Fundação Procon-SP divulgou hoje (1) a lista de 23 empresas que desrespeitaram a Lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que completa um ano. Foram aplicadas 50 multas de julho a novembro em 43 empresas, no valor aproximado de R$ 35 milhões. O Decreto Federal 6.523/08 regula regras a serem seguidas por empresas no que diz respeito ao SAC como acessibilidade, tempo de espera, custo da ligação (que deve ser gratuita), adequação do menu eletrônico.Segundo o Procon, os setores que mais receberam reclamações foram telefonia (4.705), cartões (622) e TV por assinatura (588).  As maiores reclamações o tempo de contato com  atendente (4.849); o fato de o consumidor teve que relatar  o  problema  mais  de  uma  vez  (3.828); e a interrupção da ligação (3.313).As empresas que receberam as maiores multas foram as de telefonia: Tim, Claro, Vivo e Telefônica, condenadas a pagar R$ 3,192 milhões cada. A Telefônica e a Claro são reincidentes e foram multadas duas vezes. Também foi multada no mesmo valor a AES Eletropaulo.