Confiança do consumidor é a maior desde maio de 2008

25/11/2009 - 10h41

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC)aumentou 1,5% de outubro para novembro, segundo informou hoje (25) aFundação Getulio Vargas (FGV).Depois de uma “acomodação”, verificada no terceiro trimestre de2009, esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que passou de113,7 para 115,4 pontos, o maior nível desde maio de 2008.De acordo com apesquisa, o resultado foi puxado pelo item que mede a intenção dosconsumidores de comprar bens duráveis.“O resultado refleteum consumidor satisfeito com a situação atual da economia e dasfinanças familiares e moderadamente otimista quanto à evolução daeconomia nos próximos meses”, revela o documento.Entre os indicadores que compõem o ICC, o Índice da SituaçãoAtual registra a sétima alta consecutiva, marcando 124,3 pontos, omaior nível da série iniciada em setembro de 2005. O Índice deExpectativas, retomou o crescimento, passando de 109,4 para 110,7pontos.Na passagem de outubro para novembro, o consumidor melhorou aavaliação da “situação econômica local”, que subiu 2,3% noperíodo. A situação foi considerada boa por 19,1% dosentrevistados. Em outubro, a proporção havia sido de 18,1%. Os queavaliaram como ruim em novembro representam 27,4% do total, ante oíndice de 28,5%, um mês antes.O Índice de Confiançado Consumidor da FGV é medido com base na Sondagem de Expectativasdo Consumidor feita em mais de 2 mil domicílios, em sete dasprincipais capitais brasileiras. Para realizar a análise, foramcoletados dados entre os dias 30 de outubro e 20 de novembro.