Todo mundo quer encontrar um culpado para o blecaute, diz presidente

16/11/2009 - 7h05

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que épreciso aguardar “com cautela” as investigaçõespara que seja anunciada a causa do blecaute da últimaterça-feira (10). “Sabemos que tem a turma do 'euacho'. Todo mundo agora quer encontrar um culpado”, disse.

Emseu programa semanal Café com o Presidente, Lulaavaliou que o blecaute que deixou 60 milhões de brasileirossem luz não foi “nos moldes” do registrado em 2001. Naépoca, segundo ele, o país apresentava dois problemasdistintos: dificuldade na geração de energia elétricae ausência de linhas de transmissão.

“Nós,agora, temos muita geração e muita linha detransmissão. O blecaute que aconteceu, na verdade, foi umincidente que, até agora, as informações quetemos são de um curto-circuito em uma torre em Itaberá,São Paulo.”

Aofinal do programa, Lula garantiu que o governo brasileiro vaitrabalhar de forma intensa na tentativa de evitar que um novoblecaute volte a ocorrer.

OMinistério de Minas e Energia, a Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do SistemaElétrico (ONS) têm até hoje para entregar aoMinistério Público Federal toda a documentaçãosolicitada sobre o blecaute. Os órgãos têm atéo dia 26 para indicar os responsáveis pelo local da falhainicial.