Cerca de 600 indígenas participam de conferência nacional para discutir educação nas aldeias

16/11/2009 - 13h32

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A qualificação de professores e a adequação da infraestrutura das escolas são hoje os maiores desafios para levar o ensino fundamentalàs populações indígenas, de acordo com o coordenador-geral de educaçãoindígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização eDiversidade (Secad) do Ministério da Educação, Gersem Baniwa. O país tem hoje cerca de 2,6 mil escolas para uma população de mais de 200mil indígenas. Dos 12 mil professores de áreas indígenas, 36% pertencem às comunidades. Segundo Baniwa, amaioria dos docentes precisa de aperfeiçoamento adequado para compreender e implementar características interculturais.O especialista lembra que, há alguns anos, os professores davam aulas em português para um público que preferia falar a língua nativa e esse era um dos motivos para que os alunos não conseguissem aprender. Ele afirma que os educadores, em vista da realidadecultural desse público, têm que primeiro educá-los na sua língua paradepois então alfabetizá-los na língua portuguesa.Baniwa acredita que a realização da 1ª Conferência Nacional de EducaçãoEscolar Indígena (Coneei), que tem início hoje (16), em Luziânia (GO), é um marco histórico uma vez que discutirá as reivindicações das comunidades - que já fizeram 18 conferências regionais para pautar seus interesses na área de educação. O evento reunirá especialistas, educadorese comunidades indígenas de todo o país e se estenderá até a sexta-feira (20), com a presença de 600 delegados, que representam 210 povos. O trabalho direcionado aos índios é feito pelo MECcom apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai). A educação indígena, hoje, segundo oprofessor, abandonou a visão integracionista do passado e procura dar foco na valorização das culturas. Segundo Baniwa, já foi possível avançarsignificativamente na qualidade do material didático específico, entretanto, é preciso "melhorar mais pois os avanços dos últimos dez anos vêm em contraponto a centenas de anos em que os índios não contavam com  apoio educacional". O fornecimento de material didático específico para indígenas é uma das grandes reivindicações dos povos tradicionais. Ocoordenador destacou que o ministro da Educação, Fernando Haddad,está organizando um programa que pretende levar educação volante, embarcos, para populações nômades que se deslocam de suas aldeiassazonalmente, procurando sustento de acordo com a propensão de cadalugar ao longo do ano. A ideia é construir barcos que atendam àspopulações que se dedicam ao extrativismo da castanha, dapiaçava ou que mudam de local quando os rios estão cheios.