Vendas em supermercados caíram 4% em setembro

29/10/2009 - 17h53

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As vendas dossupermercados caíram 4% em setembro em relação aagosto, disse hoje (29) o presidente da AssociaçãoBrasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. Na comparaçãocom setembro do ano passado, as vendas registraram crescimento de 6%.A diminuição das vendas em setembro foi explicadaem parte pelo fator calendário, uma vez que agosto teve cincofins de semana completos, contra quatro em setembro, além doDia dos Pais, no mês anterior, que se constitui em uma data deapelo para a movimentação do comércio, esetembro não teve nenhuma data “chamativa” nessesentido.No acumulado de janeiro a setembro o aumento nominalfoi de 10,6%, comparado a igual período de 2008, mas ocrescimento cai para 5,37% quando se desconta a inflaçãomedida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA).Sussumu Honda disse que prevê um fim de anofavorável com o crescimento das vendas. "O fechamento dosnúmeros nesses patamares, somado às boas perspectivasmacroeconômicas e às vendas de final de ano, favorece apossibilidade de fechar o último trimestre de 2009 com bonsíndices de vendas. Isso nos deixa otimistas para o final doano", disse.Os números da Abras mostram que umacesta de 35 produtos de largo consumo, que custava R$ 251,99 emsetembro do ano passado, foi vendida por R$ 259,33 em setembroúltimo, com uma majoração de 2,91%, mas a mesmacesta ficou 0,35% mais barata em relação a agosto desteano.Os produtos com as maiores altas foram sal (8,31%),batata inglesa (7,51%) e açúcar (7,22%), enquanto asmaiores quedas foram registradas na comercialização defrango congelado (7,41%), leite longa vida (5,45%) e creme dental(4,42%).As vendas nos supermercados tambémfavoreceram o comércio em geral nos shopping centers,que cresceram 9% no mês passado, sobre igual período de2008, e acumulam 4,9% no ano, de acordo com o presidente daAssociação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce),Luiz Fernando Veiga.Ele disse que os maiores níveis devenda foram contabilizados em lazer e entretenimento, responsáveispor cerca de 40% do aumento, e ressaltou a evolução devendas também nas lojas de conveniência, serviçose alimentação; aí envolvendo mais diretamente asvendas dos supermercados presentes nos shopping centers.Comoo presidente da Abras, Luiz Fernando também manifestouconfiança no aumento do movimento de vendas nos últimosmeses do ano. Ele afirmou que o crescimento verificado em setembro, eque prossegue em bom nível também neste mês,comprovam o momento positivo da indústria, que agora colocaseu foco no Natal. “Estamos otimistas, e pretendemos fechar o anocom crescimento considerável”, disse.