Recursos do Banco Mundial vão beneficiar 150 mil pessoas da área rural fluminense

12/09/2009 - 11h42

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Empréstimo aprovado estasemana pelo Banco Mundial (Bird), no valor de US$ 39,5 milhões,vai atender cerca de 37 mil famílias, ou o equivalente a 150mil pessoas da área rural fluminense, que representam 30% dapopulação rural do estado do Rio de Janeiro. Osrecursos serão destinados ao programa Rio Rural, da SecretariaEstadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

O secretário deAgricultura do estado do Rio, Christino Áureo, disse à Agência Brasil que os US$ 39,5 milhõesdo Bird vão ser aplicados em saneamento rural, estradasvicinais e recuperação do meio ambiente.

“Enfim, açõesvoltadas à integração entre agricultura, meioambiente e o mercado de consumo, fazendo com que a agriculturafamiliar  seja estimulada, não só para melhorar aprodução, mas também para práticassustentáveis”, informou Áureo.

O secretárioafirmou que a ação será realizada em 59 dos 92municípios do estado. “Ela abrange, fundamentalmente,as pequenas comunidades,  ou seja, as microbacias. São pequenosvilarejos e povoados, situados exclusivamente na área rural”.O objetivo do programa Rio Rural é gerar renda e melhorar ascondições de vida da população que morano campo.

O diretor do Bird parao Brasil, Mahktar Diop, disse que o programa do governo fluminensesinaliza para uma nova direção nas açõesde desenvolvimento rural.