Homens fazem exames durante comemorações do 7 de Setembro

07/09/2009 - 13h19

Leandra Felipe
Repórter da Rádio Nacional
Brasília - Os homens que foram até a Esplanada dos Ministériosassistir ao desfile de 7 de Setembro, esta manhã,puderam passar por um check-up rápido, com aferição da pressão arterial,medição do índice de glicose no sangue e verificação do índice de massacorporal. Eles também receberam orientações sobre como evitar a influenza A (H1N1) – gripe suína.

Vinte e seis enfermeiros dos ministérios da Saúde e doExército participaram da ação em duas tendas montadas no local. João Araújo, de49 anos, mediu a pressão e a glicose e ficou feliz porque está tudo bem. Mas oenfermeiro alertou que para manter a saúde ele precisa parar de fumar. “Eu játentei várias vezes, mas largar o cigarro é difícil.  Aqui fiqueisabendo que no SUS eu posso pegar um remédio que pode me ajudar”, diz.

O médico do Ministério da Saúde, Baldul Shubert, responsável pelo atendimento,disse que a iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso dos homens aosserviços de saúde e faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem, lançadano último dia 27.  “Na nossa cultura, doença é fragilidade. Por isso, oshomens não gostam de mostrar que se preocupam com a saúde. O reflexo é trágico: eles vivem sete anos menos que as mulheres e de cada três pessoas quemorrem, duas são homens”, explicou Shubert. Segundo ele, os homens apresentam maisdoenças do coração, câncer e diabetes,além de colesterol e pressão arterial mais elevados.