Consumidor poderá opinar pela internet sobre atendimento dos SACs

20/08/2009 - 13h15

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir de amanhã (21),o público poderá se dar sua opinião pela internet sobre ofuncionamento dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) queatendem pelo 0800, com discagem gratuita. Com essa finalidade, o Ministério da Justiça disponibiliza em suapágina um link (www.justiça.gov.br/sindec), queposteriormente poderá também ser acessado nas páginas dos órgãosparceiros de defesa do consumidor de todo o país. O link traz asigla do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor(Sindec).A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do ministério vai poderaferir, com base nas opiniões do público, o cumprimento de decretopresidencial que completa um ano em dezembro, que prevê regras paraatendimento eficiente às reclamações sobre os serviços reguladospelo governo: bancos, planos de saúde, empresas aéreas eterrestres, cartões de crédito, seguradoras, energia elétrica,telefonia fixa e celular, TV por assinatura e financeiras.O site vaioferecer ao público 15 opções para que se expresse sobre ofuncionamento do SAC. Os campos de preenchimento são quase todosobrigatórios e a pessoa deverá se identificar, com os números deseus documentos e endereço.De acordo com a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares. osite será um canal para que o órgão verifique como odecreto está sendo cumprido, mas não vai ter o efeito de umarepresentação contra maus serviços, que deve continuar sendo feitanos Procons.Baseada no volume de reclamações, a secretaria terá condições detomar providências. O interesse do governo, segundo Mariana, não é“detonar” empresas nem criar guerra entre elas, mas pressioná-lasa cumprir suas obrigações com o público.O decreto presidencialque prevê eficiência no atendimento ao público pelos SACs jáprevê instauração de processos, tomada de ações e medidas defiscalização. Segundo Mariana Tavares, alguns setores não seajustaram, mas várias empresas fizeram investimentos pesados para oserviço de atendimento.As queixas feitas atéaqui se referem em grande parte a bancos, empresas aéreas e deenergia elétrica. Na maioria, dizem respeito à demora noatendimento dos SACs, à transferência do atendimento para outrosatendentes, à queda de ligações e à dificuldade para orecebimento de gravações requeridas pelos consumidores.