Parentes de vítimas do voo da Air France devem ter câmara de indenização em 45 dias

14/08/2009 - 6h15

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Uma câmara de indenização para parentes das vítimas do voo 447 da Air France - que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio com 228 pessoas a bordo - deveráser criada no período de 30 a 45 dias. A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no encerramento da câmara de indenizaçãodo voo 3054 da TAM. “Achamos que dentro de 30 a 45 dias ela [a câmarade indenização] já estará funcionandoe nós queremos que tenha o mesmo sucesso que teve essa aqui”,disse.

A câmaraé um mecanismo alternativo à disputa judicial pararesolver conflitos como a reparação a parentes de vítimas de acidentes. Ela conta com integrantes do Poder Público e faz a intermediação entre as famíliase a companhia aérea, para que possam ser feitos os acordos deindenização.

Oministro disse que “uma meia dúzia de famílias” entrouem contato com o governo federal pedindo a instalaçãodo sistema de conciliação. Por conta disso, Tarsoafirmou que foi realizada uma consulta preliminar à empresa aérea.“Entramos em contato com a Air France para que forneçaos primeiros parâmetros das indenizações”.

A câmarade indenização para parentes das vítimas do acidente com ovoo 3054 da TAM, que se chocou contra um edifício em 2007 no Aeroporto de Congonhas,  fechou acordos para 55 dos 59 casos envolvidos.