Petrobras anuncia inauguração de seu primeiro posto de combustível no Chile

04/08/2009 - 21h39

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou hoje (4) que inaugurou o primeiro dos 230 postos de abastecimento no Chile com a sua marca, o que dá início à entrada da estatal no segmento de distribuição de combustíveis naquele país.

Localizado na região de Vitacura, em Santiago, o novo posto comercializará gasolina, diesel e querosene - os combustíveis de maior consumo na capital chilena, além dos lubrificantes Lubrax.

A nota da empresa informa que com os postos Petrobras os consumidores chilenos passam a contar também com a loja de conveniência Spacio 1 (marca internacional que no Brasil corresponde à BR Mania).

“Essa inauguração dá continuidade ao processo, concluído em 30 de abril de 2009, de aquisição dos postos de combustível da Esso Chile Petrolera por US$ 500 milhões. Dessa forma, a Petrobras passou a operar 230 postos e a comercializar combustíveis em 11 aeroportos e seis terminais de distribuição, detendo 16% do mercado varejista chileno e 7% do setor industrial”, informa a nota.

Na avaliação da Petrobras, a entrada da companhia no segmento de distribuição do mercado do Chile fortalece sua imagem na América Latina e incrementa seus negócios com este país, para o qual exportou, em 2008, petróleo, GLP, gás natural, produtos petroquímicos e lubrificantes, no valor de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.

Com o primeiro posto de abastecimento no Chile, a Petrobras passa a contar com uma rede de 8.315 pontos de venda em seis países da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai).

“A operação está alinhada ao Plano Estratégico da Petrobras, que estabelece a expansão da empresa em regiões como a América Latina, contribuindo para o crescimento sustentável dos países onde atua”, diz a nota. A Petrobras está presente em 29 países de quatro continentes (Américas, África, Ásia e Europa).