Lula: aproximação com América Central abre portas para produtos brasileiros nos EUA

08/06/2009 - 9h27

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de visitar três países da América Central nasemana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmouhoje (8) que o objetivo do governo é utilizar aestratégia de aproximação com El Salvador,Guatemala e Costa Rica para que produtos brasileiros cheguem aosEstados Unidos.“Todosesses países têm tratado de livre comércio com osEstados Unidos e é importante que a gente construa parceria,sobretudo na área do biocombustível, para, por meiodeles, vender o etanol brasileiro aos Estados Unidos”, disse em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.Ele avalioua eleição do presidente de El Salvador, MauricioFunes, como “uma conquista dos setores progressistas da sociedadelatino-americana”. Para Lula, a posse de Funesrepresenta um avanço da democracia em toda a AméricaLatina.Sobrea Guatemala, o presidente destacou o que considera “uma parceriaextraordinária” na construção de políticapúblicas, principalmente na área social. O país, segundo ele,reproduz estratégias brasileiras adotadas pelo atual governocomo o Bolsa Família, o Restaurante Popular e o Escola Aberta.

Em relação à Costa Rica, Lula disse que o paísapresenta “uma imensa possibilidade” de exportaçãode engenharia brasileira como serviços para construçãode estradas, de aeroportos e de hidrelétricas.

Tudoisso interessa ao Brasil: não só financiar para ajudar o desenvolvimento desses países, mas porque são sempreuma porta aberta para que o Brasil possa entrar nos Estados Unidoscom produtos que são taxados se forem vendidos diretamente.”