Petrobras conclui negócio nas áreas de distribuição e logística no Chile

01/05/2009 - 0h25

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Por intermédio de suas subsidiárias Petrobras Participaciones S.L. (PPSL) e Petrobras Venezuela Investments & Services B.V (PVIS), localizadas na Espanha e na Holanda, respectivamente, a Petrobras concluiu a operação de aquisição dos negócios de distribuição e logística da ExxonMobil no Chile.Em nota divulgada ontem (30) à noite, a Petrobras informa que pagou cerca de US$ 400 milhões na negociação,que deu à empresa o controle de uma rede de cerca de 230 postos de serviços, com presença em 11 aeroportos e participação em seis terminais de distribuição – quatro próprios e dois em joint venture – além de participações nas empresas Sociedad Nacional de Oleoductos (22%) e Sociedad de Inversiones de Aviación (33,3%).Com a aquisição, diz a nota, a estatal brasileira consolida sua presença no ramo de combustíveis nos mercados de varejo, industrial e de aviação. De acordo com as informações, a negociação dará à Petrobras 16% do mercado varejista chileno no segmento, além de 7% na área industrial. O foco da atuação da Petrobras no Chile será a manutenção da rentabilidade da rede de postos, bem como no segmento de grandes clientes, além da venda de combustíveis marítimos e a da expansão no segmento de aviação para novas empresas aéreas. “Com a aquisição dessas empresas de distribuição e logística, a Petrobras garante serviços de alta qualidade aos consumidores, acumulando a excelência em atendimento ao cliente e as qualificações técnicas dos 1.410 empregados locais”, informa a nota.A nota diz também que o negócio reforça a imagem da Petrobras no exterior, especialmente no Chile, para onde exportou, em 2008, petróleo, GLP, gás natural, petroquímicos e lubrificantes, totalizando cerca de US$ 1,3 bilhão. O principal fornecedor de derivados e único refinador do país é a estatal Enap (Empresa Nacional del Petróleo), com quem a Petrobras mantém relacionamento.De acordo com a Petrobras, com a operação, a empresa passa a ter uma rede com 8.315 pontos de venda em seis países da América do Sul.