Operação Gaiola Aberta apreende pássaros silvestres em feira livre no Rio

04/04/2009 - 17h39

Paulo Virgiliio
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Vinte e cincopássaros silvestres foram apreendidos e três pessoasdetidas hoje (4) durante operação na feira livre deHonório Gurgel, na zona norte da cidade. Foi a terceiraoperação realizada pela pela Comissão de Defesado Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alerj) em doismeses. A primeira foi na Tijuca, também na zona norte, e asegunda em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nas duas primeirasações, cerca de 500 animais silvestres foramrecapturados.Tambémparticiparam da Operação Gaiola Aberta fiscais doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), policiais do Batalhão Florestal daPolícia Militar e agentes da Delegacia de Proteçãoao Meio Ambiente.

O presidente da Comissão deDefesa do Meio Ambiente, deputado André do PV, afirmou que vaielaborar, em parceria com o Ibama, um projeto de lei estadual com oobjetivo de tratar com mais rigor a questão do tráficode animais. André informou ter encaminhado ao Ministériodo Meio Ambiente proposta para ser levada ao Congresso Nacionalequiparando o tráfico de animais silvestres ao de drogas

“Essa equiparaçãotem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animaissilvestres está cometendo crime de receptação”,afirmou o deputado, que anunciou a realização deaudiência pública sobre a questão.

A comissão pretende realizaruma audiência pública sobre a questão e tambémestá preparando cartilhas educativas para serem distribuídasem escolas e feiras livres. “Queremos conscientizar a populaçãopara não comprar animais silvestres. Encontramos espécimesraras hoje como os pássaros corrupião e chanchão”,disse o deputado.

As aves apreendidas hoje foramlevadas para o Centro de Triagem de Animais Silvres do Ibama e astrês pessoas detidas, conduzidas para a Delegacia de Proteçãoao Meio Ambiente.

Por meio de um convêniofirmado entre a Comissão de Meio Ambiente da Alerj e aFundação Rio Zoo, parte dos animais apreendidos emfeiras-livres são encaminhados ao zoológico da cidade,como forma de desafogar os centros de triagem de animais silvestres.