Medidas do G20 contribuem para o início de reversão da crise externa e beneficiam o Brasil

03/04/2009 - 18h57

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As medidas anunciadas pelo G20  beneficiam o Brasil, na medida em que contribuem para atenuar a crise ou, pelo menos, para  iniciar o seu processo de reversão. A avaliação é do professor José César Castanhar, da  Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Castanhar, o Brasil foi fortemente afetado pela crise nos últimos seis meses, embora em menor intensidade do que outros países. “Se essas iniciativas aplainarem o caminho para contornar a crise, o Brasil será beneficiado dessa forma”.

Também no longo prazo, o Brasil e os demais  países em desenvolvimento poderão sentir os efeitos positivos das  medidas. A reunião do G20, encerrada ontem (2) em Londres, Inglaterra, consagrou  a participação brasileira num dos mais importantes fóruns de discussão sobre as relações econômicas e a  organização política e econômica mundial, afirmou Castanhar. “O Brasil está incluído nesse grupo com certo destaque”, disse.

O professor analisou que as medidas propostas podem possibilitar uma aceleração do crescimento e uma estabilidade da economia por um período mais longo. “E, de certa forma, elas poderão abrir um espaço maior para os países emergentes. O Brasil se beneficiaria também por esse aspecto”, afirmou.