Estados Unidos precisam ter visão de parceria com América Latina, diz Lula

16/03/2009 - 8h48

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que osEstados Unidos precisam ter visão "de parceria" e não"de ingerência" em relação a uma AméricaLatina “democratizada e que fez uma opção pelocrescimento”. Ele cobrou uma postura de “contribuiçãoe não de intromissão” por parte do governonorte-americano.

“Nopróximo mês, vamos ter a Cúpula das Américasem Trinidad e Tobago e eu penso que éum grande momento para que o presidente Obama tenha conversaçõescom vários parceiros da América Latina”, disse emseu programa semanal Café com o Presidente.

Lulaafirmou estar convencido de que os Estados Unidos podem“definitivamente” buscar outra relação com aAmérica Latina e que os países do Cone Sul, sobretudo,têm dado exemplo de democracia em sua plenitude.

“OsEstados Unidos precisam compreender que a América Latina e a América do Sul estão em um momento excepcional defortalecimento das instituições e da democracia. Achoque Obama tem condições de fazer essa inflexão.”

Outroponto destacado pelo presidente brasileiro é o caso de Cuba.Para Lula, “não há mais nenhuma razão” paraque os Estados Unidos continuem o que chamou de “bloqueio” aopaís.