Ex-refém das Farc, Ingrid Betancourt detalha operação de resgate

02/07/2008 - 22h22

Agência Brasil

Brasília - Naprimeira entrevista em liberdade, após seis anos sequestradapelas Forças ArmadasRevolucionárias da Colômbia (Farc), a franco-colombianaIngrid Betancourt agradeceu sua libertação ao presidente da Colômbia, AlvaroUribe e pediu que os colombianos acreditem no Exército do país.“"Que vai nos levar a paz”, disse. Ela considerou que “a operação[do governo colombiano] foi perfeita”. As informações são da agência argentina Telam.Betancourt foi libertada hoje (2) junto com outros 14 reféns das Farc. Emocionada,a ex-refém exaltou as Forças Armadas e a“valentia de haver planejado uma operação tãoextraordinária”.

Betancourt detalhou a operaçãomilitar do governo colombiano e contou que ela e os demais refénssubiram algemados em um helicóptero, acreditando que iam serinterrogados por algum chefe das Farc, até que descobriram queestavam sendo libertados pelo Exército colombiano.

Vestindobotas e um colete camuflado, a ex-candidata à Presidênciacolombiana foi a primeira a descer do avião que levou osreféns a uma base aérea em Bogotá e abraçou a mãe, Yolanda Pulecio, e, emseguida, o marido Juan Carlos Lecompte.