Fernando “La Sama” assume presidência interina do Timor Leste

13/02/2008 - 10h35

Paula Laboissière*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente do Parlamento timorense, Fernando “La Sama” de Araújo,assume hoje (13) a presidência interina do país. Eledeve determinar a criação de uma comissãointernacional para investigar os atentados contra o presidente doTimor Leste, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, XananaGusmão, na última segunda-feira (11).“LaSama” classificou os atos como uma “tentativa de golpe de Estadomuito grave, que precisa ser investigada profundamente”. Ele disseainda que deve convidar especialistas internacionais comoportugueses, ingleses, indonésios e filipinos para ajudar nocaso.

Independentementeda investigação, ele considerou que “o diálogoacabou” e que os rebeldes que têm armas “devem entregá-lase render-se”.

Questionadose dará ordens às forças internacionais paraprender os acusados, “La Sama” disse que sim, e que diante do que ocorreu, “não há mais diálogo, não hámais aproximações, e o Estado vai dar ordens”.

Eledestacou que o Timor Leste, como “nação nova, nuncatinha pensado muito nas questões protocolares e de segurança”,mas que o acidente de segunda-feira vai obrigá-los a repensara situação.

“Sentimosque é necessário. O povo ainda sofre e nãoqueremos entrar na vida rígida do protocolo,. Depois do queaconteceu, temos que montar um sistema para dar segurança àsoberania do Estado”.

SobreAlfredo Renaldo, autor dos ataques e candidato que nas eleiçõespresidenciais de 2006 declarou apoio a “La Sama”, o futuropresidente interino disse  “desconhecer” as razõesque levaram o major a apoiar sua vitória durante o períodoeleitoral.

Constitucionalmente,Fernando “La Sama” Araújo é o substituto legal dopresidente timorense, José Ramos-Horta, hospitalizado emDarwin, na Austrália, após ser ferido no estômagodurante o ataque.

“LaSama” estava em visita a Portugal e, por isso, nãopôde assumir o cargo interinamente, transferido aovice-presidente do Parlamento, Vicente Guterres.

Ramos-Hortafoi ferido por tiros na segunda-feira, em sua residência emDíli, durante um ataque que matou o major Alfredo Reinado,autor do atentado. Menos de uma hora depois, Xanana Gusmãoescapou ileso de outra emboscada, quando se dirigia de sua residênciapara a capital do Timor Leste.

Apósos atentados, o presidente interino, Vicente Guterres, decretouestado de sítio por 48 horas.