Ministros da Cultura de dez países americanos participam de seminário em Brasília

25/06/2007 - 9h43

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Dez ministros daCultura de países americanos estarão em Brasília,de 27 a 29 de junho, no Seminário Internacional sobreDiversidade Cultural, organizado pelo Ministério da Cultura emparceria com a Organização dos Estados Americanos(OEA).

O seminário serádividido em quatro painéis sobre os temas diversidade culturalnos países das Américas, comunicação e aconvergência digital, a economia da cultura e os setoresestratégicos e globalização e cultura.

“Os processos econômicosligados à globalização trazem, em certossetores, uma forte homogeinzação da programaçãocultural, que impede o acesso à cultura de outros paísese outras regiões. O cinema talvez seja a maior vítimada uniformização de processos econômicos queacabam abalando processos culturais”, afirma o secretário dePolíticas Culturais do ministério da Cultura, AlfredoManevy.

Em cada painel, uma palestra vaiiniciar o tema e, em seguida, países-membros da OEA vãocontar como trabalhar a questão na prática, mostrandoexperiências de políticas públicas, programas eações governamentais que deram certo em seu país.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil,vai participar da cerimônia de abertura do evento, juntamentecom o presidente da Comissão Interamericana de Cultura (CIC),André Frenette; a diretora do Departamento de Educaçãoe Cultura da OEA, Lenore Garcia, e outras autoridades de Cultura dospaíses da OEA. Dez ministros da Cultura de paísesamericanos já confirmaram presença.

A diversidade cultural também será discutida do ponto devista acadêmico. “O objetivo é fazer o cruzamentoentre essas discussões para que a acadêmica nãofique isolada, mas possa impactar nas políticas públicase possa qualificar a segmentação dessas políticaspúblicas e os governos, representados pelos ministros daCultura, que vão apresentar o que estão fazendo e o quepretendem fazer”, explica o secretário.

Entre os especialistas que devemparticipar do evento estão o ex-diretor do Centro de EstudosLatino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Nova York, GeorgeYúdice; o professor uruguaio titular de LiteraturaLatino-Americana da University of Miami, Hugo Achugar; o professor epolítico sul-africano que participou junto com Nelson Mandelada luta pela democracia racial na África do Sul, Mac Maharaj.

O primeiro palestrante é oescritor francês Ignacio Ramonet, presidente e diretor deredação do periódico francês Le MondeDiplomatique. Autor dos livros “Geopolítica do Caos”,“Guerras do Século XXI”, “O que é globalização?”e “A Tirania da Comunicação”, o especialista vaifalar sobre a diversidade cultural no mundo contemporâneofrente à globalização.

O único brasileiro da lista éo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, autor de “Ainconstância da alma selvagem” e “Antropologia doParentesco: Estudos Ameríndios”, entre diversas outras obrassobre cultura indígena no Brasil e nas Américas.

As inscrições paraparticipar do seminário já estão fechadas. Oevento será transmitido ao vivo pelo site do ministério(www.cultura.gov.br) e podeser acompanhado com internet banda larga. Instituiçõesculturais e educativas estão sendo incentivas a transmitirempara aumentar o número de acessos.