Museu e Biblioteca Nacional formam Complexo Cultural da República

15/12/2006 - 8h11

Agência Brasil

Brasília - O Museu da República e a Biblioteca Nacional de Brasília,dois projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, serão inaugurados hoje (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Localizados na Esplanada dos Ministérios, ao lado da catedral, osedifícios, que levaram mais de dois anos para ser concluídos, custaramaproximadamente R$ 110 milhões ao Governo do Distrito Federal. Os monumentos integram o Complexo Cultural da República João Herculino, queabrigará ainda restaurantes, cafés e lojas, em um espaço total de 91,8 milmetros quadrados. Entre o museu e a biblioteca há uma praça formada por trêsespelhos d’água.

A Biblioteca Nacional Leonel deMoura Brizola recebeu o nome do ex-governador do Rio de Janeiro em função dasemelhança do projeto com o prédio dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) concebidaspor Brizola e Darcy Ribeiro no estado e por seu pioneirismo no campo da educação.

Com uma área total de 14 mil metros quadrados, cinco andares, salasde estudo, leitura e trabalho, auditório e área para atividades de música e vídeo,a biblioteca será aberta ao público em geral e deverá reunir um dos maioresacervos e centros de pesquisa do país, com mais de 300 mil volumes, terminaispara consulta e computadores para pesquisa. Os usuários poderão consultartambém revistas, jornais, enciclopédias, dicionários, obras de referência deautores renomados e de literatura brasileira, além de material sobre a históriade Brasília e dos países com representações diplomáticas na cidade. O Museu Nacional Honestino Guimarães, que presta umahomenagem ao líder estudantil morto em 1973, aos 26 anos, nasce com a missão decolocar a cidade dentro do circuito nacional e internacional de exposições emostras e de ativar o turismo na capital federal. A proposta dos administradoresé abrigar exposições itinerantes. O espaço, que tem 14,5 metros quadrados, écircundado por uma rampa de acesso e tem três outras rampas, sistema declimatização, dois auditórios com capacidade total de 780 lugares, mezanino,salas para restauração de obras e laboratórios.