Ministro da Defesa destaca esforço para resgatar passageiros da Varig no exterior

24/06/2006 - 17h44

Lourenço Melo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Defesa, Waldir Pires, estima que esteja entre 40 mil e 50 mil o número de brasileiros que compraram passagens da Varig no exterior para vir ao Brasil. "Está sendo feito todo o esforço, com a participação de todas as empresas, para que os brasileiros possam viajar ao país. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) está controlando isso, e os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) vão ajudar nessa tarefa", disse ele.

De anteontem (22) para ontem, segundo Pires, cerca de dois mil passageiros já foram resgatados. O ministro disse que os próximos passos em relação à venda da Varig, cancelada ontem pela Justiça, serão definidos pelo juiz encarregado do caso: "Com a apresentação de uma nova proposta e da inviabilização da anterior, ele (o juiz) é que dará a palavra", disse. "O assunto é de competência judicial. De qualquer jeito, não haverá vazio porque a Anac vai ter que tomar decisões."

A Justiça invalidou ontem o leilão da Varig, realizado no último dia 8, e também a proposta de compra apresentada pelo TGV (Trabalhadores do Grupo Varig). Agora, está em análise a proposta de compra entregue pela VarigLog. A ex-subsidiária da Varig foi comprada por uma empresa (Volo) ligada a um fundo norte-americano. A transação recebeu aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na madrugada de hoje. Os investidores têm interesse em também adquirir companhia aérea.

* Colaborou Spensy Pimentel