Homologação de terra indígena leva prefeito a defender incorporação de cidade à Venezuela

20/04/2006 - 7h01

Alisson Machado
Da Nacional da Amazônia

Pacaraima - A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi homologada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este mês, venceu o prazo para que os produtores de arroz com cultivos na área saírem da terra. O prefeito do município de Pacaraima, Paulo César Quartiero, não concorda com a determinação do governo federal e sugere, inclusive, a incorporação da cidade à Venezuela.

"A população está insatisfeita com o governo brasileiro, que não lembra que nós existimos, apenas quando é para nos prejudicar. Nós chegamos até a pensar em um plebiscito para que a população decida", afirma o prefeito e também proprietário de duas fazendas dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

"A homologação da Terra Indígena vai atrapalhar o desenvolvimento do estado e a economia vai ficar insustentável. O arroz é responsável por 11% do PIB de Roraima. Se a Justiça decidir pela expulsão desses produtores, não há outro lugar dentro do estado que reúna condições tão favoráveis ao plantio de arroz."

Pacaraima fica a cerca de 230 quilômetros de Boa Vista. De acordo com Paulo César Quartiero, o município de Pacaraima é o mais afetado pela homologação da Raposa Serra do Sol. Segundo cálculos da prefeitura, apenas 2,3% da área do município está fora da Terra Indígena. O prefeito reclama que o pedaço que sobra é montanhoso e não serve para desenvolver nenhuma atividade econômica.

A população de Pacaraima parece não concordar com a empreitada do prefeito. Em mais de três horas andando pelas ruas do município, a equipe da Radiobrás não encontrou nenhum morador que concordasse com a sugestão de Quartiero.

Para Jade Gomes da Silva, 22 anos, a intenção do prefeito é absurda. "Não precisamos que Pacaraima passe a ser parte da Venezuela. Apesar das dificuldades, vivemos bem do jeito que está. E o mais importante é que somos brasileiros, e disso acho que nenhum morador daqui abre mão", lembra a moradora.

A prefeitura de Pacaraima entrou, na última quinta-feira com pedido de anulação da Homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O executivo municipal alega que a reserva vai fazer com que o município desapareça. Pacaraima tem 9 mil habitantes. A taxa de desemprego da localidade é de 15 % da população ativa. Com a extinção das fazendas de arroz, estima-se que esse número pode chegar a 23%.