Concentração para marcha de abertura do II Fórum Social Brasileiro começa às 14 horas

20/04/2006 - 8h42

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – A concentração para a marcha que vai abrir o II Fórum Social Brasileiro, em Recife, será na Praça do Derby, a partir das 14 horas. A saída está prevista para 16 horas. Durante três dias, o fórum vai reunir na Universidade Federal de Pernambuco representantes de movimentos sociais, Organizações Não Governamentais, poder público, políticos e estudantes .

A comissão de frente vai ser formada por filhos de trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), os sem-terrinha. A mobilização termina na Praça do Carmo, com apresentações culturais de maracatus, caboclinhos e blocos líricos.

De acordo com Moema Miranda, da comissão organizadora do evento, o objetivo das discussões é definir alternativas para promover a transformação social. "A sociedade constrói esse espaço de articulação para debater a experiência brasileira, a partir de erros e acertos, com o objetivo de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento, que garanta a todos uma vida com justiça e dignidade".

Confirmaram presença no fórum o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Berzoini, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo e o presidente do PSB, Eduardo Campos. A expectativa dos organizadores é a de que mais de 15 mil pessoas participem do evento, que prossegue até domingo (23).