País está pronto para um ciclo de crescimento consolidado, diz presidente

19/04/2006 - 19h51

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (19) que o "Brasil está pronto" para ter um "ciclo de crescimento consolidado" nos próximos 10, 15 ou 20 anos. A declaração foi feita após visita ao Complexo Eólico de Osório, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), quando estiver concluído, o complexo deverá ser o maior centro de geração de energia produzida pelos ventos na América Latina.

Lula disse que o Brasil está recuperando o tempo perdido. "Foram 20 anos de economia estagnada, que, graças a Deus, nós conseguimos, que nem agora, quando eu apertei o botão lá, começou a gerar energia. Por coincidência, começou girar a hélice, a hélice do Brasil começou a girar. Foi difícil, mas hoje a gente pode dizer: 'o Brasil finalmente o Brasil está dizendo ao mundo que nós iremos aproveitar todas as chances do Século 21", afirmou o presidente

De acordo com o MME, a energia gerada pela força dos ventos é renovável, inesgotável e limpa, uma vez que não há emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global do planeta. O ministério informou que o complexo eólico de Osório mantém intacta a flora e fauna dos campos onde se situa, reforçando a característica de energia ambientalmente correta.