Inflação medida pelo IGP-10 nos últimos 12 meses é a menor em mais de 70 anos

19/04/2006 - 16h47

Rio, 19/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A inflação acumulada nos últimos 12 meses (-0,78%) foi a menor registrada desde a década de 40, quando teve início o cálculo dos índices gerais de preços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A informação é do coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Salomão Quadros, que divulgou hoje (19) o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) do mês de abril: -0,65%.

Em mais de 70 anos, segundo Quadros, nenhum dos índices gerais de preços (IGP-M, IGP-DI, IGP-10) calculados pela FGV teve a taxa acumulada em 12 meses em um patamar tão baixo. Ele explicou que o comportamento da taxa resulta de duas circunstâncias ocorridas nesse período: a desvalorização do dólar, que fez caírem os índices de inflação no segundo semestre do ano passado, e o bom desempenho da atual safra agrícola.

Quadros ressalvou, no entanto, que apesar de positivos esses fenômenos são temporários e não refletem, necessariamente, uma melhora permanente no quadro econômico. Mas na avaliação do técnico, a inflação deve continuar em queda no próximo mês, porque o período de colheita de produtos agrícolas está em andamento – a do café e a da cana-de-açúcar ainda vão começar.

"O fator preponderante da deflação, que é a safra agrícola, continuará atuando fortemente e pode até se intensificar em maio", afirmou. Quadros lembrou ainda que poderão não se manter no próximo mês fatores que contribuíram para a desaceleração do índice em abril, como a redução de mais de 4% no óleo combustível, porque os preços externos do petróleo estão em alta.