Serviço telefônico recebe denúncias de incêndio em florestas

15/04/2006 - 11h04

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília – O Centro Nacional de Preservação e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atendeu 230 mil chamadas ao longo do ano passado. O maior incêndio ocorreu no Acre, onde uma área maior que 700 campos de futebol foi destruída pelas queimadas. O Prevfogo foi criado há 17 anos para monitorar, prevenir e combater incêndios florestais no país. O número é 0800 61 80 80. A ligação é gratuita.

De acordo com o coordenador do Prevfogo, Heloíso Figueiredo, para aumentar ainda mais a atuação do centro é preciso um trabalho de conscientização junto aos pequenos produtores no sentido de buscar alternativas para que eles utilizem o fogo de maneira correta. Ele lembrou que " 97% das queimadas na floresta amazônica são provocadas pela ação humana que utiliza de forma descontrolada o fogo em atividades agrícolas".

Heloíso disse que uma das estratégias de atuação do Prevfogo tem sido procurar cada vez mais outros organismos de atuação mais local como, por exemplo, os protocolos municipais de preservação e combate aos incêndios florestais.

"Estamos firmando compromisso voluntários com prefeituras, sindicatos, organizações e as igrejas no sentido de buscar junto aos proprietários rurais alternativas para diminuir o uso racional do fogo em atividades agrícolas", afirma.

Segundo Heloiso a maior intensidade de focos de incêndios acontece no Cerrado, e em áreas onde é grande a ocupação de florestas para atividades agrícolas localizadas no norte do Mato Grosso, ao sul do Amazonas, nos estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia. Nesses lugares são registrados os maiores índices de ocorrência de incêndios principalmente durante o período da seca.