Mato Grosso inicia encontros para combater trabalho escravo

15/04/2006 - 19h00

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após a reunião da comitiva dos ministros do Trabalho e dos Direitos Humanos e da cobrança da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho (Conatrae), o estado do Mato Grosso marcou os primeiros encontros entre órgãos públicos para planejaram conjuntamente ações contra o trabalho escravo.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, na segunda-feira (17), a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Secretaria do Meio Ambiente, a Agência Brasileira de Inteligência, a Promotoria de Justiça, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e um representante do Exército planejarão as primeiras ações de fiscalização no estado.

O acordo foi firmado em março após encontro dos ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, o governador Blairo Maggi, e representantes do Governo do Estado do Mato Grosso e membros da Conatrae.

O Mato Grosso, maior estado da região Centro-Oeste e uma das principais fronteiras agrícolas do país, é hoje líder em número de trabalhadores libertados da escravidão pelos grupos móveis de fiscalização. No ano passado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram libertados 1.411 trabalhadores no estado.