Cerca de 200 famílias do MST ocupam engenho no interior pernambucano

15/04/2006 - 16h20

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – Cerca de 200 famílias de agricultores, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que estavam acampadas às margens da rodovia federal BR 408, próximo ao município de Paudalho, na Zona da Mata, ocuparam hoje (15) o engenho São Bernardo, na mesma localidade.

De acordo com o coordenador regional do movimento, Josias de Barros, a área, que está arrendada a Usina Petribu, já foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, e considerada improdutiva.

Durante a ocupação os trabalhadores apreenderam um trator que estava sendo usado para arar a terra, numa área onde seria feito o plantio de cana-de-açúcar. O arrendatário do imóvel, Mário José da Silva, solicitou reforço policial ao batalhão de Nazaré da Mata. A intenção é negociar com os trabalhadores a liberação da máquina agrícola.

Eduardo Rocha, da coordenação do MST, disse que os camponeses irão resistir a qualquer tentativa de expulsão."Queremos a presença de um representante do Incra e do Ministério Público no local", disse. Até momento, 100 barracos de lona preta e madeira já foram montados no imóvel rural.

De março até agora o MST realizou 31 ocupações de terras em Pernambuco, com a participação de 4.500 famílias. As ações fazem parte da jornada de luta por terra.