Representante de funcionários da Varig diz confiar em solução para a empresa

12/04/2006 - 23h43

Brasília, 12/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O coordenador da área de pessoal da TGV (Trabalhadores do Grupo Varig), Márcio Marsillac, disse estar "confiante numa solução para o problema de recuperação financeira da Varig", após reunião com o ministro da Defesa, Waldir Pires.

Segundo Marsillac "há possibilidade de um plano emergencial, idealizado por uma consultoria, começar a ser implementado já na próxima semana". Ele disse ainda que "o ministro deverá fazer contatos com a Infraero e gestões juntos ao presidente do Tribunal de Contas da União, Adylson Mota, para acertos nos prazos das dívidas" da Varig.

O representante dos funcionários da empresa informou que pode ser revista a intervenção no fundo de pensão da empresa, o Aerus, "a partir dos acordos que a Varig conseguir fazer com os credores, com o início da implantação do plano emergencial". Marsillac disse esperar que a Secretaria de Previdência Complementar, que determinou a intervenção, aceite que a empresa tome dinheiro emprestado do fundo, se conseguir demonstrar a possibilidade de realimentá-lo.

Nas próximas semanas, segundo Marsillac, serão feitos os estudos das planilhas e além da TGV, participarão alguns sindicatos e associações dos servidores. Sobre a participação do governo, ele afirmou que "é uma colaboração, e não uma ajuda, e vai beneficiar 11 mil empregados de uma empresa que fatura US$ 1,5 bilhão em divisas".