Ministro defende participação de toda a sociedade no combate à dengue

13/04/2006 - 13h12

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os esforços para combater a dengue não podem ser uma ação isolada do governo federal; devem ter a participação de estados, municípios e de toda a população. A afirmação é do ministro da saúde, Agenor Álvares.

"Não podemos achar que essa é uma ação que o governo possa fazer sozinho. A população tem que estar consciente de que ela tem que informar, contribuir", disse o ministro. E reforçou: "Um pratinho de água que esteja ali, debaixo de um xaxim de samambaia, por mais bonitinha que ela seja, pode ser um criatório do Aedes aegypti". O Aedes é o mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o ministro, os municípios e estados são responsáveis pelo trabalho de prevenção, que precisa ser iniciado antes do verão, que começa em dezembro. "A prevenção, nesses casos, é uma ação de preparação e tem de ser encarada de frente por todos os segmentos", afirmou Álvares.

Ele informou que os recursos para combater a dengue são repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde às prefeituras municipais.

O ministro da Saúde participou hoje (13) de entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (Nacional AM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia). A entrevista foi transmitida ao vivo por emissoras que compõem a Rede Nacional de Rádio e contou com a participação de jornalistas de oito emissoras parceiras.