Lula assina transferência de seis escolas profissionalizantes ao governo federal

13/04/2006 - 18h23

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje (13), em Salto (SP), da cerimônia de assinatura do termo de compromisso para a transferência de seis escolas profissionalizantes comunitárias para o governo federal.

Segundo a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, a transferência ocorre porque as entidades mantenedoras dessas instituições estão enfrentando dificuldades para sustentar os projetos. A partir de agora, as unidades ficam sob a responsabilidade do Ministério da Educação, como parte da política de expansão da educação profissional e tecnológica do governo.

As seis escolas comunitárias serão transformadas em Unidades de Ensino Descentralizadas (Uneds), vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Paulo. Elas estão localizadas nos municípios de Salto, São Roque, São João da Boa Vista, Campos do Jordão, Guarulhos e Caraguatatuba.

Lula voltou a dizer que está convencido de que se o Brasil quiser dar um salto de qualidade frente à comunidade internacional e melhorar a qualidade de seus produtos precisa investir em educação. "Eu sei que o que eu falo aqui mexe com quem vai disputar cargos políticos. Se cada presidente da República tivesse assumido o compromisso de criar uma determinada quantidade de universidades durante o seu mandato, certamente o Brasil teria hoje o dobro de estudantes universitários e muito mais respeitabilidade em sua formação cientifica e profissional", ressaltou, ao visitar, em Salto (SP), as futuras instalações do Cefet do município.

O presidente também reiterou a importância de o Congresso Nacional votar, em regime de urgência, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que vai destinar mais recursos para a educação brasileira.