Funcionários em greve da Anvisa fazem protesto no Rio e distribuem ovos à população

13/04/2006 - 15h41

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil

Rio - Os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em greve em todo o país, fizeram hoje (13) uma manifestação no centro do Rio de Janeiro, na qual distribuíram cerca de 600 dúzias de ovos à população.

O objetivo da ação era fazer um alerta sobre a importância do trabalho dos profissionais da vigilância sanitária, principalmente em virtude do problema da gripe aviária que atinge vários países da Europa. A manifestação também foi uma reação do movimento grevista ao comunicado do governo federal enviado à Anvisa, determinando o corte do ponto dos funcionários desde o dia 21 de fevereiro, quando a greve começou.

De acordo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ), Júlio César Tavares Pereira, a greve é legal e o governo está cometendo uma "arbitrariedade" ao determinar o corte do ponto sem que o movimento seja julgado.

Os funcionários da Anvisa que estão em greve são cedidos de antigas instituições, como o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – no Rio, segundo o sindicalista, cerca de 90% da agência são oriundos de outros órgãos.

Eles reivindicam equiparação salarial com os funcionários contratados recentemente pela agência via concurso, além da inserção no plano de carreiras. A diferença entre os salários dos funcionários antigos e dos novos é de 40%.