Aspecto econômico é preocupação com possibilidade de chegada da gripe aviária, diz ministro

13/04/2006 - 11h42

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Saúde, Agenor Álvares, disse hoje (13) que, no momento, a principal preocupação com a gripe aviária no Brasil é quanto ao aspecto econômico. A possibilidade de chegada da doença ao país "repercute no rebanho nacional, principalmente considerando que o Brasil é o maior exportador de carne de aves e de frangos".

Dados na União Brasileira de Avicultura (UBA) mostram que as exportações de frango caíram em conseqüência do surto de gripe aviária no exterior, sobretudo na Europa. O Brasil exportava em média 250 mil toneladas de frango por mês no último quadrimestre de 2005. O volume chegou a 190 mil toneladas em fevereiro deste ano e, no mês de março, foi de 200 mil toneladas. Em conseqüência, os produtores brasileiros reduziram a produção em cerca de 20%.

No que diz respeito à saúde, o ministro garantiu que o governo brasileiro está preparado para a possível chegada da gripe aviária. Álvares destacou a adoção de medidas como monitoramento de aves migratórias através de exames, aquisição de medicamentos e preparo para a produção de vacinas.

"Estamos estruturando uma fábrica de vacinas em São Paulo que, diga-se de passagem, é a primeira desse porte, e para essa finalidade, que se faz fora do contexto dos países desenvolvidos", informou.

O ministro da Saúde participou hoje (13) de entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (Nacional AM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia). A entrevista foi transmitida ao vivo por emissoras que compõem a Rede Nacional de Rádio e contou com a participação de jornalistas de oito rádios parceiras.