Parlamento Latino-Americano quer ampliar vigilância do comércio de armas, diz Raul Jungmann

12/04/2006 - 14h43

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Parlamentares dos países da América Latina querem uma maior integração no combate ao tráfico de armas. Na semana passada durante reunião no Parlamento Latino-Americano (Parlatino) na Argentina, decidiu-se criar um mecanismo parlamentar de vigilância permanente do comércio de armas e munições, a ser adotado pelos órgãos legislativos latino-americanos. Foi o que relatou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

A reunião aconteceu na Comissão de Segurança Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado do Parlatino.

Jungman (PPS-PE) defendeu que, para uma maior integração no combate ao tráfico, é necessário incentivar a todos os Estados que criem bancos de dados sobre armas e munições. "Mecanismos eficazes de troca de informação são fundamentais. Só troca informação quem tem informação. Só tem informação quem cria um sistema nacional de armas", afirmou.

De acordo com o deputado, também foi proposta na reunião a revisão das leis de cada país para que a região tenha uma legislação mais semelhante. "É preciso endurecer a legislação. Entre outros aspectos, tipificar o porte ilegal, o transporte, o trânsito de armas e munições como um crime passível de cadeia."