Ministério da Agricultura vai unificar programas de produção de alimentos seguros

12/04/2006 - 7h15

Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai unificar, até o fim deste ano, as estratégias dos diversos programas de estímulo à produção de alimentos seguros. Os programas existentes no ministério - Análise de Perigos, Indicação Geográfica e Pontos Críticos de Controle, Programa de Alimento Seguro, Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina, Produção Integrada de Frutas e Orgânicos - passarão a ter estratégias comuns para melhor qualificação dos alimentos, tanto para a exportação quanto para o mercado interno.

A unificação visa a oferecer uma ferramenta àqueles que aderirem ao protocolo de boas práticas rurais, que envolve tecnologia, questões sociais, ambientais e sanitárias. Nos próximos dias, o ministério apresentará sua proposta à Presidência da República para avaliação, já que está prevista a participação de outros órgãos federais.

A medida será anunciada hoje (12) no encerramento da II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agrícolas, que começou segunda-feira (10) em Brasília.