Ministério apresentará projeto para acompanhar cadeia produtiva de alimentos

12/04/2006 - 20h15

Valéria Amaral
Da Agência Brasil

Brasília - Alimento mais seguro para o brasileiro – com esse objetivo, o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias, projeto que pretende acompanhar toda a cadeia produtiva dos alimentos, do campo à mesa do consumidor.

De acordo com Márcio Portocarrero, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do ministério, até 2009 todas as propriedades terão certificados os animais e os alimentos produzidos. "Só será certificada a propriedade que seguir o Protocolo de Boas Práticas: bem-estar animal, racionalização do uso de agrotóxicos, respeito social e ambiental e controle sanitário total", afirmou.

O secretário informou que alimentos como frutas e carne bovina, destinados à exportação, já seguem o protocolo. E acrescentou: "Se o consumidor brasileiro aderir à idéia do alimento seguro, com certeza ele ganhará na área da saúde". O ministério também pretende lançar uma campanha de conscientização, para que a população exija e consuma apenas alimentos seguros.

A proposta foi discutida na 2ª Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agrícolas, encerrada hoje (12) em Brasília. No encontro foram discutidos os desafios para o acompanhamento e registro de todo o processo de produção dos alimentos, a fim de garantir a qualidade. A conferência reuniu representantes de 22 países, com mais de 1.300 participantes.

O projeto de rastreabilidade prevê a integração de seis programas de estímulos à produção de alimentos seguros: Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovino e Bubalina (Sisbov), Produção Integrada de Frutas, (Pif), Programa de Alimentos Seguros (Pas), Análise de Perigos Cítricos de Controle Orgânicos (APPCC), Indicação Geográfica (IG) e Orgânicos.