Justiça recebe denúncia de que quatro militares participaram de roubo de armas no Rio

12/04/2006 - 16h33

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Quatro militares, dois ex-militares e um civil foram denunciados ontem (11) à Justiça Militar, por envolvimento com o roubo de dez fuzis de um quartel do Exército no Rio de Janeiro, no início de março. A informação foi divulgada hoje (12), em nota à imprensa, pelo Ministério Público Militar.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o roubo teria sido arquitetado pelo terceiro-sargento Humberto Freire e pelo ex-cabo Joelson Basílio da Silva. Eles teriam contado com a ajuda do ex-soldado Carlos Leandro de Souza e do civil Alex Souza Marinho.

Segundo os promotores, os dois ex-militares agiram com facilidade porque haviam trabalhado recentemente no quartel assaltado, o Estabelecimento Central de Transporte do Exército (ECT), na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Os dois ainda teriam sido ajudados por um mapa do quartel, feito pelo sargento Freire. De acordo com o Ministério Público, o sargento pediu para trabalhar na guarda da unidade, no dia do roubo, e não esboçou qualquer reação contra os assaltantes.

Na denúncia, o Ministério Público também cita o segundo-tenente Igor dos Santos da Silva, o cabo Eric da Silva Campos e o soldado Igor Max Athaíde Pereira. Segundo os promotores, eles foram negligentes no trabalho de vigilância do quartel, contribuindo para o roubo.