Justiça determinou entrega da Varig aos funcionários, diz associação

12/04/2006 - 17h25

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O juiz Evandro Guimarães, da 14ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, determinou que os bens da companhia aérea Varig sejam entregues aos empregados. A informação é da assessoria de imprensa da organização Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), entidade que reúne sindicatos e associações de funcionários da Varig. Segundo a TGV, a autorização dada ontem (11) à noite. A justiça trabalhista do Rio está de recesso hoje (12) e não confirma a informação.

A ação de arresto dos bens da Varig divide a empresa em duas, sendo que uma delas, referente à parte operacional, ficaria sob a responsabilidade dos trabalhadores e a outra, envolvendo o passivo estimado em R$ 7 bilhões, seria de responsabilidade da atual direção da Varig.

A assessoria informou que amanhã (13) a coordenação da TGV deverá convocar coletiva para esclarecer os detalhes da ação, movida por várias entidades dos trabalhadores do setor aéreo, entre as quais a própria TGV e a Associação de Pilotos da Varig (Apvar).

Para capitalizar a Varig, os trabalhadores pretendem utilizar recursos depositados no fundo de previdência Aerus. Além disso, a TGV considera que há investidores que vão fazer aportes também na nova empresa que será criada.

A decisão do juiz Evandro Guimarães ainda não chegou ao juiz Luis Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que preside o processo de recuperação judicial da Varig, de acordo com informação da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.