IBGE indica que empresas podem aumentar contratações nos próximos meses

12/04/2006 - 13h53

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Houve aumento de 2% no número de horas pagas aos trabalhadores da indústria em fevereiro, em comparação com janeiro. O número, divulgado hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pode representar novas contratações do setor nos próximos meses.

De acordo com economista do IBGE, Fernando Abritta, o índice de horas pagas antecipa de futuras contratações, uma vez que, quando as empresas têm maior movimento, optam primeiro em aumentar o número de horas extras e só depois de consolidada a necessidade de mais pessoal passam a contratar.

Ele afirmou que "o forte crescimento nas horas pagas sugere que as empresas voltem a contratar nos próximos meses". Para o economista, o emprego na indústria está se aquecendo, mas é preciso aguardar os resultados das próximas pesquisas para confirmar essa tendência.

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES) divugada hoje pelo IBGE também indicou um crescimento de 2,4% na folha de pagamento dos trabalhadores da indústria, já descontados os efeitos sazonais, que são as características específicas observadas em cada mês do ano. O aumento se deve, principalmente, ao pagamento de benefícios na indústria extrativa relacionados à participação de lucros e reultados do setor.