Experimentos desenvolvidos pelo astronauta Marcos Pontes serão entregues hoje

12/04/2006 - 7h23

Brasília - Os cinco estudos com grãos de feijão e clorofila que o astronauta Marcos Pontes desenvolveu na Estação Espacial Internacional (ISS, a sigla em inglês) serão entregues hoje (12) aos seus interessados no Brasil, entre eles a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP). Também receberão hoje os estudos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Ministério da Ciência e Tecnologia (Inpe/MCT).

Os experimentos são aqueles que utilizaram material biológico, como sementes, enzimas e bactérias, e que devem ser abertos e analisados o mais rapidamente possível. Outros três estudos são aqueles que não necessitam de análise imediata e que deverão chegar ao Brasil em 15 dias.

De acordo com o coordenador da Missão Centenário, Raimundo Mussi, duas semanas são o prazo que a Agência Espacial Russa (Roscosmos) tem para resgatar o restante dos experimentos de dentro da nave russa Soyuz e entregá-los à Embaixada do Brasil em Moscou. O material é composto de cartões de memória e fitas de vídeo que registraram os resultados das pesquisas na microgravidade.