CPI dos Correios mostra que Estado reprime atos ilegais, diz procurador

11/04/2006 - 22h04

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, disse que o trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito é mais uma amostra de que o Estado dispõe de mecanismos para reprimir os atos ilegais. Ao falar com a imprensa, logo depois de receber cópia do relatório final da CPI dos Correios, ele defendeu a importância das CPIs nos trabalhos de investigação e destacou que "quanto maior for o número de mecanismos de investigação, maior será a eficácia dos trabalhos".

Segundo Souza, o relatório produzido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios será bastante produtivo para os trabalhos de investigação que estão sendo realizados pelo Ministério Público. "O resultado do relatório da CPI dos Correios foi positivo. Ele identifica desvios que devem merecer por parte do Ministério Público, e em parte já mereceu, atividade investigatória com relação as denúncias em vigor", disse.

Ao receber o relatório de integrantes da CPI dos Correios, o procurador-geral da República anunciou que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra 40 pessoas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público). Entre os acusados estão José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Luiz Gushiken (ex-secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), Silvio Pereira, Marcos Valério de Souza, Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.