Aves apreendidas pelo Ibama em Pernambuco recebem tratamento

12/04/2006 - 11h25

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Já estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres 731 dos 771 pássaros apreendidos ontem (11) durante fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município de Caruaru, no agreste de Pernambuco. Pelo menos 40 aves que estavam debilitadas não resistiram aos maus-tratos e morreram. As outras vão receber tratamento veterinário antes de serem reintroduzidas na natureza.

Os pássaros tinham sido transportados por dois veículos de pequeno porte, com placas do estado da Bahia. Eles estavam sendo descarregados em uma casa de Caruaru e provavelmente seriam comercializados na Feira da Sulanca, realizada toda terça-feira no município. Durante o flagrante, quatro pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia de polícia da cidade por prática de crime ambiental, que prevê multa de até R$ 500 por ave.

Nos últimos quatro dias, 1.250 aves silvestres, incluindo canários, azulões e galos de campina, foram resgatados de comerciantes ilegais em Caruaru, durante fiscalizações feitas por equipes do Ibama em conjunto com as polícias Rodoviária Federal, Civil e Federal.

O chefe do escritório do Ibama no município, Rogério Menezes, assegurou que as operações de combate ao comércio ilegal de aves silvestres terão continuidade, com uma campanha de educação ambiental que está sendo lançada nesta quarta-feira (12). "A idéia é esclarecer a população que só se pode comprar animais silvestres em criadouros comerciais, cadastrados pelo instituto", lembrou.

-